20 de mai. de 2012

Câmeras Lomográficas

Quem aí também possui uma paixãozinha forte por fotografia? Aquelas fotos que queremos registrar quando "achamos" um cenário incrível! Sou totalmente contra algumas pessoas que só porque compram uma máquina semi ou profissional, tiram 200 fotos e aí se intitulam fotógrafos... Enfim. O foco aqui são as câmeras lomográficas.

Mesmo com toda essa modernidade, gostamos de coisas antigas e as lomos fizeram um sucessinho bem grande na década de 90 (que nem faz tanto tempo assim) e desde ano retrasado elas estão nas opções favoritas de clicks de fotógrafos ou de apreciadores por estilo de fotografia. Dependendo do modelo elas custam uma faixa de 100 reais.

Na década de 80 o general russo Igor Petrowitsch gostou do modelo de câmera Cosina CX-1 e pediu a fábrica de equipamentos militares para produzir um modelo baseado nela, então a câmera soviética foi batizada de LOMO LC-A. O general queria que todos os soviéticos possuíssem um modelo em casa para registrar o seu dia. Foram fazendo sucesso e surgiu então vários modelos e os mais famosos são a Diana, Holga, ActionSample, POP 9 e Lubitel. 

Elas são de plástico, não precisam de pilha, quando reveladas as fotos as cores podem ficar trocadas, alguns modelos possuem várias lentes, flash ou não, ter foco ou não e mais outros efeitos. Divertido ou divertido? Existem até as 10 regras de ouro da lomografia, a que considero mais legal é a 3: A lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário